um estudante coletou agua de um lago e a separou em duas amostras de volumes iguais, A e B em ambas observou ao microscópio paramécios vivod, nos quais
Soluções para a tarefa
QUESTÃO COMPLETA:
Um estudante coletou água de um lago e a separou em duas amostras de volumes iguais, A e B. Em ambas observou, ao microscópio, paramécios vivos, nos quais se destacavam seus vacúolos contráteis, como mostra a figura.
Analisando os paramécios de ambas as amostras, o estudante não notou qualquer diferença. Em seguida dobrou a quantidade de líquido em ambas as amostras, adicionando água pura à amostra A e solução saturada de NaCl à amostra B. Passados alguns minutos, voltou a observar os paramécios.
Em termos de volume celular e atividade dos vacúolos, que diferenças o estudante deve ter observado nos paramécios da amostra A, após a adição da água, e nos paramécios da amostra B, após a adição da solução saturada
de NaCl? Justifique sua resposta.
RESOLUÇÃO:
Quando se adiciona água pura, os paramécios que estão presentes na amostra A ganham água através de osmose, que é a passagem de água de um meio hipotônico para um meio hipertônico através de uma membrana semipermeável, e com isso seu volume aumenta. Porém essas estruturas não sofrem ruptura, pois apresentam vacúolos contrateis que se adaptam eliminado o excesso de água que ganham, exatamente para evitar que acontece uma ruptura.
Enquanto na amostra B, que foram colocados em uma solução saturada de NaCl, acabam perdendo água, também por osmose e com isso seu volume reduz se o volume é reduzido a atividade do vacúolo também será reduzida.
Espero ter ajudado!!!