Um engenheiro civil elaborou o projeto de uma escada de concreto armado para uma edificação residencial,conforme desenho esquemático a seguir, utilizando a fórmula de Blondel, comumente empregada paradimensionamento de escadas na construção civil.A partir dessas informações e considerando que a laje da edificação tenha 10 cm de espessura, respondaàs questões a seguir.a) Quantos pisos, espelhos e lances são representados no projeto? b) Qual é a altura da escada nessa edificação? c) Qual é o pé-direito utilizado nessa edificação?
#ENADE
Soluções para a tarefa
a) Neste projeto existem 15 pisos, 16 espelhos e 2 lances
b) A altura da escada é de 3,04m
c) A altura do pé direito é de 2,94m
Esta é uma questão relacionada com o cálculo de escadas, os valores da profundidade e do espelho de um degrau devem ser adotadas de modo a trazer conforto e segurança para quem for utilizá-la. Por isso, Blondel determinou a fórmula que relaciona essas medidas, a fórmula de Blondel:
Onde, E é a altura dos espelhos e P a profundidade deles.
A resposta para a questão (a) está na análise do projeto, temos identificado no desenho que existem 15 pisos. Se existem 15 pisos podemos afirmar que são 16 espelhos, porque devemos considerar o espelho que existe antes do primeiro piso da escada. E por fim, são dois lances, porque existe um patamar entre a sequência dos degraus.
Para a questão (b) vamos fazer o cálculo por meio da fórmula de Blondel.
No primeiro lance, temos:
Sabendo que E é 19 cm e que são 7 espelhos nesse lance, temos uma altura igual a:
No segundo lance, temos:
Como são 9 espelhos nesse lance, temos uma altura igual a:
Desse modo, a altura total da escada é de .
A questão (c) é uma uma análise da questão (b), quando calculamos um escada, ela precisa considerar uma altura de laje a laje, ou seja, calcula-se a altura do piso de um andar até o piso do andar de cima. Como queremos saber a altura do pé direito (altura do piso do andar até o teto dele), devemos desconsiderar a altura da laje superior, então: