ENEM, perguntado por erikaluenna842, 1 ano atrás

Na figura a seguir, é apresentada a curva adimensional da Energia Específica (E) em relação à altura daágua (y) para canais retangulares, em que yc é a profundidade crítica. Sabendo-se, ainda, que a profundidade crítica (ou escoamento crítico) ocorre quando a energia específicaé mínima para determinada vazão, é correto afirmar que o escoamento éA subcrítico (ou fluvial) e a altura d´água é aproximadamente y=0,4m.B supercrítico (ou torrencial) e a altura d´água é aproximadamente y=0,4m.C subcrítico (ou fluvial) e a altura d´água é aproximadamente y=0,9m.D subcrítico (ou fluvial) e a altura d´água é aproximadamente y=1,3m.E supercrítico (ou torrencial) e a altura d´água é aproximadamente y=1,3m.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
2

Dadas as condições,  correto afirmar que o escoamento é: D) subcrítico (ou fluvial) e a altura d´água é aproximadamente y = 1,3m.

Para usar a a equação de Energia Específica para um canal retangular de largura b, deveremos ter em mente que a vazão específica é indicada por q = Q/b, onde sabemos que Q é a vazão do líquido e g é a aceleração da gravidade.

Se o escoamento de água pode ser considerado uniforme, em canal retangular com energia específica, deveremos assumir que g = 10 m/s² (dez metros por segundo ao quadrado).

Perguntas interessantes