Um elemento X possui número atômico igual a 1 e outro elemento Y possui número 17. Qual será a fórmula molecular formada pela ligação covalente entre esses dois elementos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ligação covalente simples
Explicação:
Exemplo: H e CL, de famílias 1A e 7A respectivamente.
H + CL = HCL
Resposta:
A fórmula molecular é XY
Explicação:
Para responder essa questão, é necessário, primeiramente, descobrir a quantidade de elétrons que cada átomo apresenta em sua camada de valência. Sendo assim, é necessário realizar a distribuição eletrônica deles:
X (Z=1): (Ordem Energética = Ordem Geométrica)
Y (Z=17): (Ordem Energética = Ordem Geométrica)
A partir disso, é possível descobrir a quantidade de elétrons necessária para cada átomo completar sua camada de valência (lembrando que na ligação covalente há o compartilhamento de elétrons, ou seja, nenhum elétron é doado ou recebido, mas compartilhado).
Desta forma, temos que o átomo X precisa de 1 elétron para sua camada K (1ª camada 1, que contém o subnível 1s) ficar completa, assim como o gás nobre Hélio (He) - o subnível s tem capacidade para dois elétrons. O átomo Y apresenta 7 elétrons em sua camada de valência (3ª camada, ou camada M). Sendo assim, para seu subnível 3p ficar completo (), o átomo Y necessita também de um elétron - e sua camada de valência apresentará 8 elétrons, como o gás nobre Argônio (Ar).
Então como cada átomo precisa de apenas um elétron compartilhado, a fórmula molecular do composto formado por ligação covalente é XY, seguindo a proporção de 1 para 1.
Obs.: Note que, nesse caso, as ordens energética e geométrica são iguais. Porém, para realizar as ligações covalentes, é necessário colocar os subníveis ocupados na ordem geométrica, visto que são as camadas mais externas que compartilham os elétrons.