Um dos problemas enfrentados pelos primeiros grandes aglomerados humanos foi a ocorrência de epidemias, entre as quais se pode citar a peste bubônica. Esta doença, considerada como um castigo pelos atos pecaminosos da sociedade, afetava as pessoas tanto no âmbito físico quanto mental. Diante do exposto, cite o principal motivo que facilitou a disseminação dessa doença na Europa e pontue ações de saúde pública que resultaram na melhoria das condições higiênicas da região.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A disseminação da peste bubônica foi facilitada pela falta de saneamento básico nos aglomerados europeus, já que os resíduos sólidos, sejam restos alimentares ou excrementos humanos, eram simplesmente jogados porta afora das residências. Essa prática criou um ambiente propício à proliferação de pulgas e ratos, transmissores da doença. As ações de saúde pública foram justamente o estabelecimento de sanções para quem despejasse os resíduos domésticos nas ruas, alterando as condições higiênico-sanitárias da época.
Explicação:
Pode colocar sem medo de ser feliz.
A peste bubônica, ou peste negra, foi uma doença que acometeu a Europa entre os anos de 1346 e 1352. Essa doença se espalhou por todo o continente de maneira tão rápida, que estima-se que mais da metade da população tenha sido dizimada. Essa rápida proliferação da doença aconteceu devido as condições sanitárias precárias que os europeus viviam durante a Idade Média, com esgotos a céu aberto, cidades extremamente sujas e, até mesmo, descaso com higiene pessoal dos moradores.
Como a doença foi causada pela bactéria Yersinia pestis, encontrada nas pulgas que se alojam em ratos contaminados, a sua proliferação foi ainda mais rápida e catastrófica.
Um Vilarejo europeu chamado Eyam, ficou conhecido por ter sido o primeiro local, em meio a pandemia, a ter zero casos da doença. As medidas de proteção que eles tomaram, se assemelham muito às que tomamos hoje por conta do Covid-19.
Sob orientação de um padre chamado William Mompesson, toda a vila se isolou, criando uma barreira de pedras para que aqueles que não apresentassem sintomas se isolassem dos infectados. Para continuarem a receber alimentos dos comerciantes dos vilarejos vizinhos, eles estabeleceram um sistema de troca segura, onde eles deixavam as moedas embebidas em vinagre (que na época era tido como algo desinfectante) nas barreiras de pedras e os comerciantes pegavam o dinheiro e deixavam os alimentos.
Além disso, o próprio governo europeu passou a exigir uma atenção maior com a limpeza sanitária das cidades e da própria população.
Espero ter ajudado!
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/14239542