Um dos principais poluentes atmosféricos é o monóxido de carbono, que pode ser formado pela queima incompleta do carvão. A equação da transformação pode ser representada por: carvão + oxigênio --> monóxido de carbono. Utilizando as leis de Lavoisier e Proust, determine os valores de x, y, z, w e r que completariam a tabela corretamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
x = 28, z = 6, y = 8, w = 60 e r = 140
Explicação:
A referida lei que tu expõe no enunciado é referente à uma escala que existe na química, especificamente nestas transformações.
Significa que existe um parâmetro entre carvão e oxigênio. Consegui identificar o parâmetro como 3 : 4. Isso significa que para 3 carvões, serão 4 oxigênios.
Para identificar qual a escala de um exercício, você deve reduzi-los ao ponto mínimo (vai dividindo os dois números até chegar em um ponto que não tenha como dividir os números). Veja o que fiz neste caso:
16 ÷ 2 = 8 | 8 ÷ 2 = 4
12 ÷ 2 = 6 | 6 ÷ 2 = 3
Veja que ao chegar nos números 4 e 3 eu não consigo dividir mais, e é aí que eu queria chegar. Esse é o padrão estabelecido.
Após isso, é só aplicar a lógica:
1. A quantidade de monóxido de carbono será definida pela soma do carvão e do oxigênio, como diz o enunciado. Portanto, o valor de x é 12 + 16, que dará 28.
2. Para descobrir o valor de y e z, você deverá lembrar-se da escala 3 : 4 que fizemos acima. Se tenho 3g de carvão e 4g gramas de oxigênio, terei 7g de monóxido de carbono. Se tenho 6g de carvão e 8g de oxigênio, terei as 14g desejadas.
3. Para o w, basta você pegar o valor do oxigênio e fazer a comparação 3 : 4. Se o oxigênio é 80g, o carvão (ou a letra w) será 60.
4. Por fim, para descobrir r, basta você somar 80 + 60, que dará 140.