Um dos principais pensamentos iluministas era de que os poderes poderiam ser divididos de que forma
Soluções para a tarefa
se chama teoria dos três poderes, criados por montesquieu que defendia sua ideia sobre o poder político, e esses seriam:
— o poder executivo teria como função observar as demandas da esfera pública e garantir os meios cabíveis para que as necessidades da coletividade sejam atendidas no interior daquilo que é determinado pela lei. dessa forma, mesmo tendo várias atribuições administrativas em seu bojo, os membros do executivo não podem extrapolar o limite das leis criadas.
— o poder legislativo tem como função congregar os representantes políticos que estabelecem a criação de novas leis. dessa forma, aos serem eleitos pelos cidadãos, os membros do legislativo se tornam porta-vozes dos anseios e interesses da população como um todo. além de tal tarefa, os membros do legislativo contam com dispositivos através dos quais podem fiscalizar o cumprimento das leis por parte do executivo. Sendo assim, vemos que os “legisladores” monitoram a ação dos “executores”.
— os membros do poder judiciário têm por função julgar, com base nos princípios legais, de que forma uma questão ou problema sejam resolvidos. na figura dos juízes, promotores e advogados, o judiciário garante que as questões concretas do cotidiano sejam resolvidas à luz da lei.
fonte: brasilescola