Sociologia, perguntado por thachris1, 1 ano atrás

Um dos principais nomes da sociologia da atualidade é Pierre Bourdieu, que tinha como um de seus objetivos, causar reflexão sobre as relações sociais existentes e como elas ocorrem em nosso cotidiano. Conhecido, principalmente, por seus estudos sobre educação, seu pensamento se desenvolveu em torno de três conceitos: habitus, campo e capital.

Elaborado pelo professor, 2019.

A respeito dos conceitos de Pierre Bourdieu, ressalta-se que:
Alternativas
Alternativa 1:
O conceito de capital de Bourdieu é baseado em Karl Marx, ou seja, o acúmulo de bens e riquezas advindo da atividade econômica, por isso, existe apenas o capital econômico, como renda, propriedades e salários.

Alternativa 2:
O campo pode ser específico ou mais amplo, como a sociedade em geral e é definido como uma rede ou configuração de relações objetivas entre posições, que são ocupadas pelos agentes. Cada campo possui um habitus.

Alternativa 3:
Partindo da ideia de capital de Marx, Bourdieu o expande e argumenta haver quatro tipos de capital: econômico, cultural, social e simbólico. Sendo o social aquele único possível de acumulação quando o econômico não é reconhecido.

Alternativa 4:
De um modo geral, um campo é como um microcosmo estruturado em uma estruturada composta por regras (capital) que condicionam o comportamento dos indivíduos colocando-os em determinadas posições que distribuem as influências e os bens (habitus).

Alternativa 5:
Nas palavras de Bourdieu, habitus é um sistema de posições duráveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isso quer dizer, que o comportamento do agente é moldado, exclusivamente, pela sociedade e não pode exercer qualquer modificação nas regras.

Soluções para a tarefa

Respondido por andreiavancini
9

Resposta: eu marquei a d

Explicação:


valdenides: gostaria de saber se esta correta a resposta?
Letters2018: Coloquei a letra B, após ler as páginas 129 e 130 do livro.
Perguntas interessantes