Um dos pontos centrais da produção enxuta é a eliminação do desperdício e muitas das ferramentas que compõe a aplicação desta metodologia existem justamente para facilitar a identificação e o tratamento dos desperdícios. É de se imaginar que muitas empresas quando conhecem os conceitos da produção enxuta e os resultados obtidos pela Toyota, ou por outras empresas que implementaram, fique bastante empolgada para também colocar em prática. Afinal, reduzir desperdícios resulta quase que diretamente na redução de custos e aumento de produtividade. Além disto, a primeira vista parece bastante simples implementar a produção enxuta: basta identificar desperdícios, aplicar um conjunto de ferramentas e os resultados já aparecem! Não é mesmo? Na verdade não é bem assim que acontece. Implementar a produção enxuta é simples realmente, mas não é fácil! É que nem emagrecer. É simples emagrecer, basta comer menos e fazer mais exercício. Não poderia ser mais simples! Mas é fácil? Se não é o seu caso, pergunte para quem está sofrendo para perde um quilinhos. Implementar a produção enxuta é um processo de melhoria contínua, é longo, demorado, necessita uma mudança de mentalidade e na forma de ver as coisas. Os resultados não aparecem de uma hora para outra e isto pode gerar à frustações e o abandono do projeto (tem muitas semelhanças com emagrecer, você não acha?). Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado, discuta quais são as principais dificuldades para a implantação de um projeto de produção enxuta e o que se pode fazer para contorná-las
Soluções para a tarefa
Resposta:
No decorrer do processo de implantação de uma produção enxuta, os desafios vão surgindo e, em muitos casos existem fatores críticos para o sucesso dessa implantação.
São eles: o comprometimento da alta gerência, participação da força de trabalho, treinamento, planejamento da implantação, reorganização dos processos produtivos, proximidade de fornecedores, redução de setups e de velhas práticas contábeis e qualidade.
A implantação é demorada e muitas vezes precisa-se de anos para atingir um nível maduro do sistema na organização. É preciso entender que a empresa necessita tratar a implantação como um projeto. Muitas implantações do lean falham, porque não são tratadas como projetos. Um dos fatores que também desafia a implantação é a dificuldade das pessoas mudarem seus hábitos e atitudes. Como a implantação da manufatura enxuta é considera radical, ocorre resistência das pessoas às mudanças necessárias para a implantação do sistema.
Quando a empresa possui funcionários antigos, eles muitas vezes afirmam que fazem tal tarefa há tanto tempo e sempre deu certo, ou pelo simples fato de não quererem perder status que possuem na empresa, o que pode atrapalhar o processo de implantação.
As pessoas têm resistência às mudanças, pois tudo isso ocorre de acordo com a cultura atual da empresa.
Explicação:
As maiores dificuldades quando se trata da implementação da produção enxuta em uma empresa são:
- Comodismo perante os processos de produção;
- Baixo engajamento dos funcionários;
- Falta de liderança;
- Ausência de um planejamento funcional.
Principais formas de contornar esses problemas:
- Conhecimento para criar um direcionamento prático;
- Planejamento de curto, médio e longo prazo;
- Ter um staff preparado para executar o planejamento;
- Líderes capazes de conduzir e incentivar os funcionários sobre a implementação do sistema lean.
Sistema Toyota e Produção Enxuta
Desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial por Taiichi Ohno, executivo da empresa Toyota da época, com o objetivo de reduzir ao máximo desperdícios, aumentando a qualidade e flexibilidade da produção. Sendo considerado como um marco da terceira Revolução Industrial.
Para aprender mais sobre Produção Enxuta: https://brainly.com.br/tarefa/24972047
Bons estudos!