Um dos maiores fatores de isolamento da Europa, durante na Idade Média, se deu em virtude do domínio árabe no sul do continente, a partir do século VIII. Os árabes conquistaram a Península Ibérica e o Norte da África, e não avançaram para o interior do continente europeu, porque foram barrados em Poitiers no sul da França, no ano de 732, por Carlos Martel. A permanência árabe na Europa somente recuou no ano de 1492, quando foram expulsos da Espanha pelos reis católicos Fernando e Isabel. O legado árabe foi relevante para a história da arquitetura e urbanismo, consequência da sua estada em solo europeu. Uma tipologia de destaque foram as mesquitas.
CALDEIRA, J. R. C. História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II. Arquitetura e urbanismo muçulmano; Urbanismo na Idade Média; Arquitetura Românica; Arquitetura Gótica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., Unidade 1, Seção 1, 2019.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das principais construções árabes foram as mesquitas, que denomina-se masjid na língua árabe, significando templo.
II. Mesquitas foram erguidas ao longo dos séculos VI e VIII, servindo como espaços de oração, política, hospitais e abrigo para os pobres.
III. A mesquita seguia um padrão único de disposição arquitetônica, influenciando as culturas locais, onde eram implantadas.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II, apenas.
b.
I e III, apenas.
c.
I e II, apenas.
d.
I, II e III.
e.
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
I e II, apenas. (Corrigido pelo AVA)
Perguntas interessantes