Um dos grandes problemas a enfrentar em Araci do Vale dizia respeito às possibilidades de densificação habitacional em duasde suas áreas de expansão, respectivamente, as áreas de "Cordeiro"e "Mutum". O Plano Diretor considerou que, para maiorracionalidade de expansão urbana, a densidade bruta adequada de áreas urbanizáveis deveria ser de 53.000 pessoas/km². Osestudos preparatórios do plano diretor simularam as possibilidades de cada uma das áreas, que apresentam as seguintescaracterísticas:Area de Cordeiro: 6.500 habitantes, 58 ha de área bruta, 13 ha de área não urbanizável e infra-estrutura de água e saneamento com capacidade para acolher cerca de 20.000 pessoas nos próximos 10 anos.Area de Mutum:10.000 habitantes, 95 ha de área bruta, 45 ha de área não urbanizável e infra-estrutura de água e saneamentocom capacidade para acolher cerca de 10.000 pessoas nos próximos 10 anos.Em função desses dados, o Plano Diretor definiu(A) Cordeiro como área de ocupação habitacional prioritária, visto que ela pode alcançar a densidade almejada de populaçãocom oferta de infra-estrutura de água e saneamento.(B) Mutum como área de ocupação habitacional prioritária, visto que ela pode alcançar a densidade almejada de populaçãocom oferta de infra-estrutura de água e saneamento.(C) Cordeiro e Mutum como áreas de ocupação habitacional prioritária, dado que ambas podem alcançar a densidade almejada de população com oferta de infra-estrutura de água e saneamento.(D) que uma alternativa deveria ser estudada, visto que Cordeiro e Mutum não podem alcançar a densidade habitacionalalmejada de população com oferta de infra-estrutura de água e saneamento.(E) que uma alternativa deveria ser estudada, visto que Cordeiro e Mutum já alcançaram a densidade bruta almejada
#ENADE
Soluções para a tarefa
Alternativa correta (A) Cordeiro como área de ocupação habitacional prioritária, visto que ela pode alcançar a densidade almejada de populaçãocom oferta de infra-estrutura de água e saneamento.
O alvo de um plano diretor é fazer a vida urbana mais confortável, aproveitável, segura, além de fornecer um terreno propício ao crescimento econômico da cidade. Um plano diretor inclui, quase sempre, instalações de transporte público, bem como áreas de recreação, escolas e facilidades comerciais.
Um plano diretor recomenda como o terreno da cidade deve ser usado. O plano geralmente divide a comunidade em secções separadas para casas e edifícios de apartamentos, comércio, indústria e áreas para instalações públicas. A altura-limite das estruturas também é delimitada, sendo que geralmente o centro financeiro possui os maiores limites.
Pode-se permitir apenas a construção de pequenas casas em um dado bairro, enquanto em que outro, permite-se a construção de prédios de apartamentos e de casas geminadas. Planos diretores de certas cidades, porém, não impõem restrições quanto ao limite de altura de qualquer estrutura e/ou zoneamento, em qualquer área da cidade, como em Houston, no Texas, nos Estados Unidos.