Um dos grandes empecilhos para o crescimento da cultura do algodoeiro no Brasil é, sem dúvida, a grande ocorrência de pragas, pois se não forem controlados adequadamente, insetos como o bicudo (Anthonomus grandis, Boheman) e as diversas lagartas que ocorrem na cultura, poderão dizimar áreas de algodão, fazendo com que o produtor obtenha baixas produtividades.
Elaborado pelo professor, 2018.
Considerando as informações apresentadas, sobre as pragas que ocorrem na cultura do algodoeiro e seu controle, avalie as afirmações:
I. O percevejo-castanho (Scaptocoris castanea) é uma praga de difícil controle que afeta a cultura do algodão no início do seu desenvolvimento. Esse inseto transmite viroses à planta ao sugar a seiva das raízes da mesma, seu controle tem sido feito através do controle dos insetos em revoada.
II. As inúmeras pragas que atacam o algodoeiro podem ser divididas em dois grupos: as que atacam no estabelecimento da cultura como o pulgão e as que atacam a fase vegetativa da cultura, como a broca do ponteiro.
III. Uma praga que tem perdido aos poucos a importância no Brasil é o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis), praga controlada com a pulverização de inseticidas como os pertencentes à classe dos organofosforados e organoclorados.
IV. A destruição das soqueiras da safra anterior, o uso de cultivares susceptíveis e a adoção da prática de rotação de culturas são exemplos de medidas utilizadas no manejo integrado de pragas.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Acho que seja a alternativa 1
santos1504:
Alternativa 4 esta correta - I, II e IV, apenas.
Respondido por
0
Resposta:
a segunda alternativa e a correta.
Explicação:
pois todas as outras alternativas nao se encontrao de uma maneira exata
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás