Um dos fatores determinantes para a industrialização inglesa foi a realização dos cercamentos, que na prática:
- a destruição das máquinas pelos trabalhadores explorados nas fábricas.
- tomava a terra dos pequenos agricultores, que sem saída, lam para as cidades, trabalhar nas fábricas.
- sindicatos que lutavam por melhores condições de vida para os trabalhadores.
- distribuição de terras a pequenos agricultores, pelo governo inglês.
Alguém me ajuda por favor!
Soluções para a tarefa
Resposta:
eu acho que é isso
mas se não for por favor não me julgue ok...
Explicação:
A Revolução Industrial, isto é, o boom de desenvolvimento tecnológico e o surgimento da indústria moderna, aconteceu de maneira pioneira na Inglaterra, e depois espalhou-se por outras partes do mundo, por causa, em parte, do acaso (riqueza em carvão mineral) e dos eventos políticos que criaram as suas condições ideais (estabelecimento da burguesia inglesa).
O primeiro fator levantado pelos historiadores para explicar o pioneirismo da Inglaterra na industrialização foi o estabelecimento da burguesia, ocorrido nesse país no final do século XVII. Em 1688, aconteceu a Revolução Gloriosa que marcou o fim definitivo do absolutismo monárquico na Inglaterra. Com isso, os poderes do rei foram limitados, e o parlamento – composto em grande parte por burgueses – fortaleceu-se, o que possibilitou que medidas em benefício dessa burguesia pudessem ser tomadas.
O segundo fator foram os cercamentos que se tornaram muito comuns na Inglaterra a partir do século XVI. Eles resultaram na expulsão dos camponeses das terras comuns – locais nos quais viviam da produção de subsistência – para transformá-las em pasto para a criação de ovelhas. Essa expulsão dos trabalhadores criou uma grande disponibilidade de mão de obra barata para as indústrias dos burgueses.
Além disso, o desenvolvimento tecnológico somente foi possível graças à existência de uma intensa troca de ideias que existia na Inglaterra. Esse forte intelectualismo criou o clima para que houvesse inovações – a grande consequência disso foi a invenção das máquinas. Os historiadores também apontam que a existência de capital acumulado permitiu aos burgueses investirem no desenvolvimento dessas máquinas e na construção das indústrias.
Por fim, o desenvolvimento industrial deveu-se também à existência de carvão mineral em grande quantidade na Inglaterra. As reservas de carvão eram extremamente importantes, uma vez que a grande invenção da época – a máquina a vapor – funcionava utilizando essa matéria-prima como combustível.