História, perguntado por marisagusmao, 11 meses atrás

Um dos documentos mais curiosos para a história da grande data de 15 de novembro consiste, a nosso ver, no aspecto inalterável da rua do Ouvidor, nos dias 15, 16 e 17, onde, a não ser a passagem das forças e a maior animação das pessoas, dir-se-ia nada ter acontecido. Tão preparado estava o nosso país para a República, tão geral foi o consenso do povo a essa reforma, tão unânimes as adesões que ela obteve, que a rua do Ouvidor, onde toda a nossa vida, todas as nossas perturbações se refletem com intensidade, não perdeu absolutamente o seu caráter de ponto de reunião da moda. Nas folhas diárias, vêm registrados os bailes, os teatros e a tranquilidade da rua do Ouvidor nos dias 15, 16 e 17. É este documento honrosíssimo para o povo brasileiro e a prova mais evidente de que sabemos esperar que as revoluções estejam maduras para as colhermos sem esforço e sem lutas."

(THOME, José. Crônica do Chic. In: Revista Ilustrada, Rio de Janeiro, 14/12/1889.)

O texto apresenta uma determinada interpretação com relação a Proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889. Com base na visão apresentada pelo texto e na abordagem histórica realizada sobre esse evento, podemos concluir que:

Alternativas:

a)

Percebemos no texto que o autor apresenta vários argumentos que justificam a grande participação popular na proclamação da República. Tal participação é comprovada pelas manifestações populares constantes na rua do Ouvidor. 

b)

O texto elege a rua do Ouvidor como termômetro da participação popular na política nacional. Portanto, a ausência de manifestações populares na rua demonstra a total alienação da população brasileira que, conclamada a participar do movimento, se recusou a tomar partido.

c)

O texto quer passar a ideia de que o povo brasileiro estava preparado para a proclamação da República, mas a tranquilidade da rua do Ouvidor nos dias próximos a esse evento só reforça a ausência da participação popular nesse importante capítulo da história brasileira. 

d)

Nos anos que sucederam a Guerra do Paraguai, a participação política dos brasileiros aumentou bastante, principalmente a conscientização republicana. Apesar disso, não percebemos no texto essa participação popular na rua do Ouvidor porque essa região era um reduto monarquista.

e)

Percebemos no texto uma demonstração clara de tentativa de manipulação de opiniões. É amplamente reconhecida a enorme participação popular no movimento republicano brasileiro, mas o texto tenta com argumentos falhos diminuir essa participação. 

Soluções para a tarefa

Respondido por marinhoigor530pdaxzm
11
letra c ea agora ce vira

marisagusmao: ok! valeu !
marinhoigor530pdaxzm: denada
Perguntas interessantes