Física, perguntado por annaClaraAndre, 1 ano atrás

Um corpo de massa m=0,5 kg está sob a ação de duas forças (F1=20N e F2=15N) com a mesma direção e sentidos opostos.Qual aceleração adquirida pelo corpo?

Soluções para a tarefa

Respondido por charlonfirmo
1
Para iniciar a solução devemos inicialmente descobrir a força resultante desse sistema de forças. Verifica-se que temos uma força de 20 N e outra de 15 N com mesma direção mais sentidos opostos. Quando as forças que atuam sobre um corpo estão em sentidos opostos devemos somar ou subtrair para encontrar a força resultante ( final ) que atua sobre o corpo. Lembrando que devemos obedecer a convenção de sinais. A força que vai para a direita, damos o  sinal positivo e a que se encontra em  direção oposta damos o sinal negativo; Logo teremos a seguinte operação, que indicará o  valor da força resultante.

20N - 15N=5 N

A Segunda lei newtoriana informa que a força é o produto da massa pela aceleração ( f=m*a), entãoseguindo a lei de Newton basta substituirmos os valores que já temos no exercicio para encontrar o valor da aceleração.
Temos o seguintes valores
força=5N
massa=0,5 kg

Substituiremos  agora na fórmula da segunda lei de Newton.
F=M*A
5=O,5*A

Basta então isolarmos nosso "a" e descobrir o seu valor através da divisão da força resultante pelo massa do bloco:

a=5/0,5
a=10m/s^2

Resposta final: Aceleração possui valor de 10 metros por segundo ao quadrado


Respondido por PERE1RABR
3

\mathsf{Fr = F1 - F2}         \\\mathsf{Fr = 20 - 15 }         \\\mathsf{Fr = 5 N}

\mathsf{Fr = m.a\\}         \\\mathsf{5 = 0,5.a}         \\\mathsf{5 = 0,5a}         \\\mathsf{a = \frac{5}{0,5} }         \\\mathsf{a = 10 m/s^{2} }

Perguntas interessantes