Um corpo de massa 8 kg é puxado por uma força F ao longo de uma distância 11 m sobre um plano horizontal rugoso, conforme indica a figura. O coeficiente de atrito entre o corpo e o plano é igual a 0,15. Sendo F = 45N e g=10 m/s2, calcule: a) O módulo da aceleração do bloco; b) O módulo do trabalho realizado pela força F, pela força de atrito, pela força reação normal do apoio e pela força peso no deslocamento de 11m. (obs.: considere o sentido da força como horizontal ao deslocamento). *
20 pontos
Imagem sem legenda
a) 10 b) N = 80N, Força de atrito = 12N e trabalho = 436 J
a) 4,12 b) N=80N, Força de atrito = 1,2N 3 trabalho = 363J
a) 5,12 b) N=40N, Força de atrito = 122N e trabalho = 363 J
a) 4,12 b) N=80, Força de atrito = 12N e trabalho = 363 J
Soluções para a tarefa
Explicação:
Bom, a aceleração é de 4,12 m/s2, mais precisamente 4,125 metros por segundo ao quadrado, e como a letra B pedia para calcular o trabalho da força F, da de atrito, da normal e da força peso, eu calculei o trabalho de cada uma. Mas como nas resposta há o módulo da força normal (80 N), o módulo da força de atrito (12 N) e o trabalho resultante, calculei no fim o trabalho resultante, que é igual à soma vetorial do trabalho de todas as forças aplicadas em um corpo, no caso, a força normal, a força peso(essas duas no caso apresentam trabalho nulo, ou seja igual a 0), a força de 45 Newtons e a força de atrito.
Então, logo acima da letra B, calculei a soma vetorial, que no caso coincidiu com a soma algébrica, mas na maioria dos casos isso não vai acontecer.
Como o trabalho é algo vetorial, além de ter módulo, tem sentido e direção, então precisamos aplicar a regra do paralelogramo, ou aqueles casos específicos de soma e subtração teorema de Pitágoras ou ângulo de 120°, em que o vetor resultante é igual os dois vetores laterais.
A resposta é letra D. Espero ter ajudado.
Em caso de dúvida deixe no comentários.