Um corante azóico era produzido em um reator em bateladaa 45 oC. Devido a um aumento na demanda, o Tecnólogoem Processos Químicos foi solicitado a aumentar a produtividade de cada batelada. A solução encontrada foi aumentara concentração dos reagentes. Uma reação foi realizada, então, em escala piloto, para verificar a possibilidade de perdade controle térmico da reação. A reação foi executada a 45 oCe nenhum aumento apreciável da temperatura do reator foiobservado, concluindo-se que a reação poderia ser realizadasem nenhum problema na planta industrial. Ao realizar a reação na planta industrial, ocorreu uma explosão que vitimouempregados, além de provocar uma destruição significativana planta.A partir dessas informações, conclui-se que(A) o acidente ocorreu devido à maior entalpia molar da reação realizada em escala industrial.(B) o disco de ruptura do reator piloto era mais resistente doque o do reator industrial.(C) o Tecnólogo cometeu algum erro na operação em escalapiloto, já que o comportamento da reação nessa escalafoi diferente do observado no reator industrial.(D) a temperatura no reator industrial não se manteve sobcontrole porque a área de troca térmica por unidade devolume é maior no reator piloto do que no industrial.(E) a pressão se manteve constante nas escalas piloto e industrial, pois ambas as reações foram realizadas à mesma temperatura.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa D) apresenta a explicação correta para a explosão.
O reator em batelada, quando não tem um controle adequado da temperatura e a sua área de troca térmica por unidade de volume é maior no reator piloto do que no industrial, gera mais pressão do que deveria, podendo levar a explosão.
Um reator em batelada é praticamente um "liquidificador gigante", usando para acelerar reações, ou seja, tem função de catalisador, ele suporte variações de temperatura, porém, a área de troca térmica por unidade de volume não pode ser desproporcional ao reator piloto.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás