A fabricante de laticínios Vida no Campo percebeu que,apesar dos esforços para atender às necessidades de seusclientes, seus produtos apresentavam, freqüentemente,problemas de contaminação por bactérias, situação quegerava uma desvantagem competitiva frente aos concorrentes. Após algumas análises, o diretor concluiu que oenfoque da empresa em relação à qualidade estava restrito àinspeção dos produtos acabados, de forma que não conseguia envolver toda a produção. Decidiu orientar a gestãoda qualidade para a prevenção, e implantou o Plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Noentanto, não foram adotadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF), ou seja, medidas higiênico-sanitárias apropriadas, conforme preconizado no Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-sanitárias e de Boas Práticas deElaboração para Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de Alimentos.Nesse caso, pode-se esperar que a empresa consigaresolver o problema de contaminação?(A) Sim, pois a APPCC é suficiente para adequar o produtoàs especificações de qualidade.(B) Sim, pois a não-adoção de BPF está relacionada com asegurança e a higiene do trabalhador e não com o controle da qualidade.(C) Sim, pois a APPCC destina-se ao controle decontaminantes de origem química e física.(D) Não, pois a adoção de BPF é fundamental para que aimplantação da APPCC tenha sucesso.(E) Não, pois a APPCC está relacionada a riscos de explosão e vazamento no processo.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Analisando as definições e metodos da APPCC e BPF, temos que somente a APPCC é necessaria para tal analise (Apesar da BPF ser exigida por lei de qualquer fabricante de alimentos).
Explicação:
Vamos primeiramente analisar o significada de cada metodo que poderia ser adotado por este fabricante:
APPCC:
Este metodo visa em controlar riscos que envolvam o alimento principalmente em questão da qualidade sanitária. Este metodo utiliza da monitoração do processo desde sua colheita até o seu consumo.
BPF:
Este metodo por sua vez foca mais em organizar o ambiente de trabalho e funcionarios em questão de higiene pessoal e local na passagem de processo importantes da fabricação do produto em questão.
Assim analisando este caso, vemos que o APPCC é suficiente para resolver o problema do fabricante, pois caso seja necessario uma implementação de BPF, o próprio APPCC irá denunciar esta necessidade em meio a sua analise, logo, a alternativa que mais se encaixa na situação é a letra A.