Um conjunto de acontecimentos internacionais ampliou a crise do governo de dom pedro i, abrindo caminho para sua abdicação. Cite esses acontecimentos e explique como eles se relacionaram com a crise do primeiro reinado
Soluções para a tarefa
O governo de Dom Pedro I, entrou em crise a partir, principalmente, de problemas gerados na elaboração da Carta Constitucional e da contratação de dívidas com a Inglaterra.
Fim do Primeiro Reinado
Dom Pedro I chegou ao governo com a ideia de governar para comerciantes e proprietários de terra que compunham a elite brasileira. Porém, seu governo centralizador começou a gerar conflitos entre ele e essa elite.
Na elaboração da Carta Constitucional, Dom Pedro dissolve a assembleia e decide junto com sua equipe e aliados, redigir a primeira constituição brasileira. Na constituição outorgada, em 1824, o imperador autoritário e centralizador detinha os poderes legislativos, executivos e judiciários em suas mãos o que não agrada o grupo político da época.
Além do quadro político, as questões econômicas também desfavorecem seu governo. A partir da Guerra da Cisplatina, ocorre a contração de dívidas com a Inglaterra, o que favorece o movimento oposicionista. Em 1829, o Banco do Brasil declara falência e o quadro econômico agrava a situação política de Dom Pedro.
Por fim, uma questão militar, relacionada a morte de um oposicionista, em 1830, faz com que os militares participem das manifestações anti-lusitanas e, em 1831, Dom Pedro I abdica do governo.
Saiba mais sobre o Fim do Primeiro Reinado: https://brainly.com.br/tarefa/21906153
#SPJ4