Matemática, perguntado por silviaoliveira76, 1 ano atrás

Um conjunto A tem 3 elementos, enquanto que em um conjunto B tem 2 elementos. Quantos são os subconjuntos possíveis de A X B? (Segundo o gabarito = 64)

Soluções para a tarefa

Respondido por leandrowski
0

Resposta:

Na verdade seria 32, segundo minhas contas.

Explicação passo-a-passo:

Vejamos, de acordo com o conjunto das partes (Total de subconjuntos de um conjunto qualquer) com a notação p(X) <-- total de subconjuntos do conjunto X. A notação é a seguinte, o total de subconjuntos será 2^N (Dois elevado a N), N Sendo o número total de elementos desse conjunto qualquer.

Então o total de subconjuntos de A é p(A) =  2^N (N=3 elementos então colocar 3 no lugar de N):

p(A) = 2^N

p(A) = 2^3

p(A) = 8 (Oito subconjuntos possíveis de A)

Agora vamos para o total de subconjuntos de B:

p(B) = 2^N

p(B) = 2^2

p(B) = 4 (Quatro subconjuntos possíveis de B)

Na questão diz quanto são os subconjuntos possíveis de A x B, sabemos que A =8 e B= 4, então

A x B = 8*4

A x B= 32


silviaoliveira76: Olá Leandrowski! Conforme o Gabarito do concurso a resposta é 64. Pegando o gancho de sua resposta, se antes de calcularmos o número de sobconjuntos realizados a operação AXB, ou seja:
silviaoliveira76: Se A = {1,2,3} e B = {4,5} então AXB = {(1,4), (1,5), (2,4),(2,5),(3,4), (3,5)} e elementos 2^6 = 64. Faz sentido?
leandrowski: Nao estou convencido da sua demonstração, veja as Propriedades da Potenciação, Multiplicação de potências de mesma base.
Na questão disse que quer o total de subconjuntos entre a Uniao de A e B? (A u B)? pois AxB Não é a união entre eles, mas vamo lá.Da 64 pois se o Nº de elementos de A = 3 e de B=2, 3*2=6, como está fazendo AxB, então será AxB=6, e p(X) = 2^N, fica 2^6=64
silviaoliveira76: Eu também não estou convencida, estou estudando e quero aprender, lancei para discutirmos e quem sabe alguém mais nos ajudar. Obrigada!!!
Perguntas interessantes