Um cirurgião-dentista vinculado ao programaodontológico de uma escola da rede pública, aorealizar o atendimento de rotina em uma criança,que já era sua paciente há algum tempo, percebeualterações de comportamento e alguns hematomasnos braços e ao redor dos olhos. Questionada sobrea causa dos hematomas, a criança manifestoucontradições inúmeras vezes. Em conversa com osprofessores, foi constatada queda no rendimentoescolar e tendência ao isolamento dos colegas.Diante do caso relatado, que atitude o cirurgiãodentista deve assumir, de modo a respeitar o Estatutoda Criança e do Adolescente?A Denunciar a suspeita de maus-tratos ao ConselhoTutelar ou à autoridade competente da localidademais próxima.B Continuar a realizar o atendimento, seguindo arotina, uma vez que crianças são emocionalmenteinstáveis.C Investigar a causa dos hematomas e chamaros pais e(ou) responsáveis, para prestaremesclarecimentos.D Comunicar à direção da escola a suspeita de que acriança seja vítima de violência domiciliar, porquea escola é responsável pela investigação do caso.E Investigar o caso com cautela e denunciar aoConselho Tutelar se houver certeza de que acriança é vítima de maus tratos.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Alternativa A!
1) Primeiramente devemos ter em mente que o conselho tutelar é um órgão municipal que tem como principal papel cuidar dos direitos das crianças e adolescente.
2) Em seguida, devemos ter em mente que o papel do cirurgião dentista no problema é de zelar pela saúde da criança e aplicar seu papel como cidadão realizando a denuncia do caso para orgãos competentes. Vale ressaltar que não cabe ao dentista realizar nenhuma ação física ou verbal por conta propria, seu único papel e o de denunciar os maos tratos.
3) Por fim, a alternativa que melhor representa a ação a ser tomada pelo dentista é a alternativa A, uma vez que cabe ao dentista denunciar a suspeita de maus-tratos ao Conselho Tutelar ou à autoridade competente da localidade mais próxima.