ENEM, perguntado por paalomaaa11, 1 ano atrás

Um adolescente de 15 anos de idade apresentouse no consultório odontológico com dor aguda,contínua e edema na região do primeiro molarinferior esquerdo. Durante a anamnese, o pacienterelatou ser usuário de crack há mais de 12 meses. Aoexame clínico e radiográfico, verificou-se que o denteapresentava grande destruição e comprometimentode furca, sendo indicada sua exodontia.Considerando essa situação, avalie as afirmaçõesa seguir.I. A solução anestésica que contémvasoconstritor semelhante à epinefrinaestá indicada para a realização da exodontiaporque, com essa droga, não há risco deelevação da pressão arterial e do ritmocardíaco do paciente.II. A solução anestésica lidocaína 2% comepinefrina pode ser utilizada, por propiciarmenor toxicidade sistêmica e minimizar orisco de elevação da pressão arterial e doritmo cardíaco do paciente.III. A solução anestésica prilocaína 3% comfelipressina 0,03 UI é uma alternativa parao atendimento odontológico porque, comessa droga, não há risco de elevação severada pressão arterial e do ritmo cardíaco dopaciente.IV. As soluções anestésicas que contêmvasoconstritores semelhantes à epinefrinadevem ser evitadas, porque o uso crônico docrack faz com que haja liberação de dopamina,com aumento de adrenalina no organismo econsequente aumento da pressão arterial edo ritmo cardíaco do paciente.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
2

As alternativas corretas são III e IV. Letra C.

Um exemplo de alternativa para o atendimento odontológico corresponde à solução anestésica prilocaína 3% com felipressina 0,03 UI, visto que a partir da utilização dessa droga, não ocorre a existência de risco de elevação severa da pressão arterial e do ritmo cardíaco do paciente.

As soluções anestésicas que apresentam vasoconstritores se assemelham à epinefrina e precisam ser evitadas, visto que o uso crônico do crack faz que ocorra a liberação de dopamina.

Bons estudos!

Perguntas interessantes