Física, perguntado por suelioliveirabrito29, 8 meses atrás

um circuito elétrico composto de duas pilhas funcionando como geradores ideais, uma chave interruptora e duas lâmpadas incandescentes. Quando a chave está desligada, não há corrente elétrica percorrendo o circuito. Porém, quando a chave é ligada, uma corrente elétrica percorre o circuito e as duas lâmpadas se acendem. Se removêssemos uma lâmpada, o que aconteceria com a outra? (A) Seu brilho aumentaria. (B) Ela se apagaria por completo. (C) Seu brilho continuaria igual. (D) Seu brilho apenas diminuiria. (E) Sofreria uma curto-circuito.

Soluções para a tarefa

Respondido por Vg852
0

Resposta:

Vai depender que como o circuito está estruturado, se as lâmpadas estiverem ligadas em série a resposta é B, mas se estiverem em paralelo a resposta é C.

Explicação:

Quando duas lâmpadas são ligadas em série, a corrente elétrica percorre as duas passando por um mesmo fio, então se uma das lâmpadas for removida ou deixar de funcionar, vai se formar um "buraco" no circuito, não havendo mais passagem de corrente elétrica por esse circuito.

Já quando duas lâmpadas são ligadas em paralelo, a corrente elétrica percorre cada uma das lâmpadas por um fio diferente, então se uma das lâmpadas for removida ou deixar de funcionar, não vai se formar um "buraco" no circuito, pois a corrente tem outro caminho por onde ela pode passar, permitindo assim que a outra lâmpada continue recebendo corrente e continue funcionado. Nesse caso, sabendo que as lâmpadas, como qualquer outro receptor elétrico têm uma resistência interna para poder funcionar, e considerando que as lâmpadas sejam iguais, sabe-se que com a remoção de uma das lâmpadas haveria um aumento da resistência equivalente do circuito e consequente diminuição da corrente elétrica total, portanto, a corrente total agora será igual à antiga corrente parcial que passava pelas lâmpadas e como só se tem um fio no circuito por onde passa corrente agora, a corrente será a mesma para todo o circuito, ou seja, a corrente total é igual à parcial, levando assim à permanência do módulo da corrente que passa pela lâmpada restante e consequente permanência da eficiência da lâmpada (brilho).

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes