Um chuveiro elétrico de uma residência alimentada comtensão de 220 V opera em duas posições: inverno (4.400 W)e verão (2.200 W).Considere que a carga desse chuveiro elétrico sejarepresentada por uma resistência pura. Sabendo quea potência em uma carga é igual ao produto da tensão pelacorrente (P = V x I), que a relação entre tensão e corrente emuma carga resistiva é igual ao próprio valor da resistência(R = V/I) e que a energia em uma carga de potênciaconstante é dada pelo produto da potência pelo tempo(E = P x t), conclui-se que(A) é adequado o uso de um disjuntor de 15 A para proteger ocircuito desse chuveiro.(B) a resistência do chuveiro na posição inverno é maior quea resistência na posição verão.(C) a quantidade de energia gasta em um banho de10 minutos independe da posição da chave do chuveiro:inverno ou verão.(D) a potência do chuveiro na posição inverno, se ele fosseinstalado em uma residência alimentada em 110 V, seriade 1.100 W.(E) a potência independe do valor da resistência, visto que édada pelo produto da tensão pela corrente.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A partir das informacoes do texto do enunciado, conclue-se que: (D) a potência do chuveiro na posição inverno, se ele fosseinstalado em uma residência alimentada em 110 V, seriade 1.100 W.
A potência elétrica é uma grandeza física que mede a quantidade de trabalho realizado em determinado período de tempo, ou seja, é a taxa de variação da energia, de forma análoga à potência mecânica.
Um forno elétrico industrial, por exemplo, tem uma potência maior do que um ferro elétrico doméstico, pois tem uma capacidade de produzir uma quantidade de calor maior num mesmo intervalo de tempo.
Desenvolvido no Brasil em meados da década de 30, o chuveiro elétrico procurou substituir nesse país a fonte principal de calor – uma vez que redes de gás eram praticamente inexistentes nas grandes cidades – ao contrário da energia elétrica.