ENEM, perguntado por brendalaporti9536, 1 ano atrás

[...] Um cenário desse tipo pode ter dado origem à jararaca-ilhoa. O nível do mar sofreu oscilações no Período Quaternário, criando em vários momentos passagens secas entre a ilha e o continente. Possivelmente, em um desses momentos, havia apenas uma espécie ancestral de jararaca. Estudos sobre a variação do nível do mar indicam que o último contato da ilha com o continente ocorreu há cerca de 11 mil anos.
Disponível em: eco.ib.usp. Acesso em: 11 maio 2018. (adaptado)
O texto retrata a origem de uma espécie de cobra (jararaca-ilhoa) que hoje habita a Ilha da Queimada Grande, no litoral sul de São Paulo.
Essa especiação pode ser classificada como
A simpátrica, ocorrendo em populações geograficamente contíguas.
B alopátrica, ocorrendo em populações que habitam uma mesma área geográfica.
C parapátrica, ocorrendo em populações que habitam uma mesma área geográfica.
D alopátrica, que ocorre quando uma população é dividida em subpopulações isoladas geograficamente. E simpátrica, que ocorre quando uma população é dividida em subpopulações isoladas geograficamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por bryanavs
1

Podemos dizer então que baseado nas informações que o enunciado nos trouxe, concluímos que a resposta correta é a alternativa b) alopátrica, ocorrendo em populações que habitam uma mesma área geográfica.

Vamos aos dados/resoluções:

É de conhecimento público que é a especiação alopátrica, pois também é  conhecida como especiação geográfica, que é o fenômeno que acontece quando grandes populações biológicas ficam fisicamente isoladas por uma barreira externa e envolvem isolamento reprodutivo interno (genético), de tal modo que depois da barreira desaparecer, indivíduos das populações já não se podem cruzar.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas interessantes