Biologia, perguntado por kaiqueferreirajulio3, 10 meses atrás

Um casal tem dúvidas sobre qual método contraceptivo deve usar. Eles utilizavam a tabelinha e o coito interrompido e achavam que, por usarem dois métodos, estavam protegidos. Explique para o casal porque os métodos escolhidos não são os mais seguros e dê duas opções de combinações de métodos contraceptivos mais eficientes, explicando sobre a eficácia de cada um deles.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilaruiz36000
28

Resposta:

A tabelinha é um método que se baseia no cálculo dos dias em que provavelmente a mulher estará mais apta a engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas, ou seja, quando ocorre a ovulação. Esse método é considerado pouco eficaz, tendo em vista que as chances de erro são altas, até porque, existem diversos fatores que podem mudar a data da menstruação, como fortes emoções, estresse, uso de alguns medicamentos e até mesmo um simples resfriado.

O coito interrompido é o método em que o homem retira o pênis da vagina antes da ejaculação. Embora esse método seja gratuito, esteja sempre disponível e não apresente efeitos colaterais, pode ser difícil retirar o pênis no momento certo, o que torna esse método menos eficiente que outros.

Outros métodos contraceptivos eficazes seriam, por exemplo, o D.I.U.  (dispositivo intrauterino), a vasectomia (ruptura interrupção dos canais deferentes) ou a pílula anti-concepcional (junção de hormônios tomado pela mulher que impede, de diversas formas, a gravidez).

Todos os métodos citados devem ser utilizados juntamente com o preservativo, pois esse impede a transmissão de DST´s (doenças sexualmente transmissíveis).

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Perguntas interessantes