A respeito da Revolução Francesa (1789-1799), leia este texto do historiador Eric Hobsbawm. [...] Três semanas após o 14 de julho, a estrutura social do feudalismo rural francês e a máquina estatal da França Real ruíam em pedaços. [...] A classe média e a aristocracia imediatamente aceitaram o inevitável: todos os privilégios feudais foram oficialmente abolidos [...]. No final de agosto, a revolução tinha também adquirido seu manifesto formal, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Em contrapartida, o rei resistiu [...], e setores revolucionários da classe média, amedrontados com as implicações sociais do levante de massa começaram a pensar que era chegada a hora do conservadorismo. [...] Repetidas vezes veremos moderados reformadores da classe média mobilizando as massas contra a resistência obstinada ou a contrarrevolução. [...]. HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 80. De acordo com o texto e com base em seus conhecimentos a respeito da Revolução Francesa, assinale as afirmativas corretas. A Entre os privilégios feudais que chegaram ao fim, pode-se indicar a isenção de pagamento de impostos pelo Primeiro Estado (formado pelo clero) e pelo Segundo Estado (composto da nobreza). B A classe média, representada pelos revolucionários franceses, atingiu de maneira rápida e hegemônica os seus objetivos. C A tomada da Bastilha, prisão dos opositores do governo absolutista, é um símbolo do descontentamento do povo com as condições de vida e da política da época. D O período contrarrevolucionário teve participação efetiva dos representantes da burguesia e da nobreza. E Entre os grupos sociais envolvidos na Revolução Francesa estão a classe média e a massa da população, os sans-culottes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Letra B, C e E: como o texto aponta, o feudalismo rural francês e a máquina estatal da França Real ruíam em pedaços e não conseguiram fazer frente às mudanças sociais que estavam acontecendo, sendo que os participantes da revolução foram principalmente os membros do terceiro estado.
Os camponeses e a burguesia foram os principais responsáveis pela Revolução Francesa, de modo que os burgueses lideraram ideológica e intelectualmente o movimento, enquanto que os camponeses e cidadãos mais pobres foram o grande corpo e força da Revolução.
Perguntas interessantes