Um casal resolve ter um filho. Para que isso ocorra, o óvulo deve ser fecundado. Agora responda:
Quantos cromossomos tem o óvulo? Quantos cromossomos tem o espermatozoide? E quantos
cromossomos tem o zigoto originario dessa fecundação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os gametas (espermatozoide e óvulo) não possuem pares de cromossomos. Na verdade, quando comparados com as células do corpo (que não são gametas) eles possuem apenas um exemplar de cada cromossomo, ou seja, 23 cromossomos. Como eles contêm metade do número de cromossomos de uma célula do corpo (somática), são chamados de haploides. No momento da fecundação, a união do espermatozoide com o óvulo resulta na formação da célula-ovo ou zigoto com 46 cromossomos (diploide), metade (23) dos quais vem do gameta masculino e a outra metade (os outros 23 cromossomos), do gameta feminino.
Explicação:
O óvulo tem 23 cromossomos, assim como o espermatozóide. O zigoto tem 46 cromossomos.
Na reprodução sexuada tem-se a recombinação de materiais genéticos dos dois indivíduos que acasalam. Por meio dos gametas seus genótipos se recombinam, gerando um novo indivíduo.
Os gametas (óvulo e espermatozóide) são células haploides, ou seja, na espécie humana têm 23 cromossomos.
Além disso, seus gametas foram formados por processos que envolvem a meiose, o que gera uma variabilidade entre os próprios gametas de uma mesma pessoa, animal ou vegetal. Assim, na fecundação, esses gametas se unem aumentando a variabilidade.
Quando os gametas se unem, forma o zigoto, um indivíduo com 46 cromossomos.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/47343234