Biologia, perguntado por gelcimarasilva67, 4 meses atrás

um casal pretende ter um filho mas estão preocupados com a possibilidade da criança nascer albina. maria possui cor de pele normal mas o pai dela é albino. joão também tem pele normal mas é filho de mãe albina .qual a possibilidade desse casal ter um filho albino?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieltalles00
2

✔️ Com base nas características descritas, conclui-se que a probabilidade desse casal ter um filho albino é de 1/4, ou 25%.

A seguir, um heredograma representando a situação dessa família:

Geração P: ⬜—⚫ ⬛—⚪

Geração F1: ⬜────⚪

Geração F2 (ainda por vir)

Legenda:

⚪ sexo feminino e não albino

⚫ sexo feminino e albino

⬜ sexo masculino e não albino

⬛ sexo masculino e albino

Alelos:

A = não albino

a = albino

A mãe de João é albina, então é aa. O pai de João não é albino, logo tem pelo menos um alelo A. João é Aa, porque recebeu um A do pai e um a da mãe.

O mesmo processo com Maria:

O pai de Maria é albino, portanto é aa. A mãe de Maria não é albina, assim tem no mínimo um alelo A. Maria é Aa, porque recebeu um A da mãe e um a do pai.

Agora, conforme a primeira lei de Mendel, quando são cruzados os pares Aa e Aa, são geradas quatro possibilidades genotípicas, de acordo com o seguinte modelo:

Aa × Aa

① AA

② Aa

③ Aa

④ aa ← Genótipo para ser albino.

Para que a característica do albinismo se manifeste, é necessário que o alelo dominante A não esteja presente no genótipo. Portanto, há apenas uma possibilidade em quatro (1/4) do filho desse casal, que será da geração F2, ser albino, o que também pode ser transcrito como 25% de 100%.

Saiba mais em

brainly.com.br/tarefa/394323

brainly.com.br/tarefa/53257711

brainly.com.br/tarefa/36571324

brainly.com.br/tarefa/20622146

Anexos:
Perguntas interessantes