Um casal não hemofilico tem um filho do sexo masculino também sem hemofilia. No entanto, a mãe, grávida novamente, tem um irmão e um tio materno hemofilicos. O casal procura aconselhamento genético para saber qual é o risco de o segundo filho (menino ou menina) ter hemofilia. Faça os cálculos e dê a resposta ao casal.
Soluções para a tarefa
Hemofilia é uma doença sexual relacionada ao cromossomo X.
Lembre-se que mulheres sao XX
e homens sao XY
Mulher normal (ela pode ser totalmente normal = XX ou pode ser portadora do gene para hemofilia, mas nao desenvolver a doença = XX' )
Homem normal (nao tem como homem ser portador. porque ele tem apenas um X. Se esse X for portador do gene da hemofia, esse homem será hemofílico. Entao o homem é XY normal).
Se eles já tiveram um filho hemofílico, significa que ou o pai ou a mae devem ter o gene para hemofilia. Como o filho é HOMEM, ele recebe o X da mãe e o Y do pai. Logo, descobrimos que o X portador do gene para hemofilia veio da mãe.
Entao a mãe é XX'
Os proximos filhos do casal poderão ser: Se for mulher, poderão ser normais (pegam o X normal do pai e o X normal da mãe), ou poderão ser portadoras (pegam o X normal do pai e o X portador da doença da mãe). Filhas mulheres não tem a possibilidade de terem a doença!!!
Se tiver filho homem, ele pode ser normal (pega o Y do pai e o X normal da mãe) ou pode ser hemofílico (pega o Y do pai e o X portador da doença da mãe)
Espero ter ajudado! abraço