Um casal,após ter um filho normal,teve mais duas crianças que apresentaram a doença hemolítica do recém-nascido,por incompatibilidade materno-fetal no sistema Rh;a quarta criança desse casal foi normal.
Qual são os genótipos dos membros do casal ?
Soluções para a tarefa
Para a Doença Hemolítica do Recém Nascido (DHRN), também chamada de eritroblastose fetal ocorrer, precisa haver uma incompatibilidade do fator RH da mãe, com o do recém nascido. De maneira simplificada, os anticorpos anti-RH da mãe, vão atacar as hemácias do filho ou filha.
- E quais são as condições para essa doença acontecer ?
A mãe precisa possuir RH negativo, o pai precisa ter RH positivo, o primeiro descendente deve possuir RH positivo e o segundo descendente deve possuir RH positivo. No sistema RH, uma pessoa com RH positivo possui uma característica dominante, enquanto que uma pessoa com RH negativo, possui uma característica recessiva, sendo assim, uma pessoa com RH positivo pode ser dado por 2 genótipos, são eles :
- Homozigoto dominante (representado por RR)
- Heterozigoto (representado por Rr)
- E uma pessoa com RH negativo ?
Será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por rr)
- Vamos anotar os genótipos do casal :
Mãe : Homozigota recessiva, pois possui RH negativo, logo : rr
Pai : Heterozigoto, com RH positivo, logo : Rr
- Mas como saber que o pai é heterozigoto ?
Nós só podemos saber disso, porque eles tiveram quatro descendentes, e desses 4, 50% (2) apresentaram a eritroblastose fetal, porque se ele fosse homozigoto dominante, esse casal, teoricamente, só iria possuir crianças afetadas, isso porque :
r r
R Rr Rr
R Rr Rr
Todos os genótipos são heterozigotos, e codificam descendentes que iriam possuir a doença, já que a mãe possui RH negativo, mas eles tiveram duas crianças não afetadas, portanto, ele possui RH positivo heterozigoto, isso porque :
r r
R Rr Rr
r rr rr
Perceba que de 4 genótipos resultantes, 50% possuem o mesmo RH negativo da mãe, logo, não irão possuir a doença, visto que não vai ocorrer nenhuma incompatibilidade. E os outros 2 genótipos heterozigotos codificam as crianças que possuíram a doença.
Bons estudos e espero ter ajudado