Biologia, perguntado por karol4469, 8 meses atrás

Um carro se locomove, necessita de combustível e de várias reações químicas para continuar em movimento, é capaz de reagir a estímulos, como acender os faróis ao detectar que está escuro e apresenta correlação entre forma e função de diversos componentes. Ele pode então ser considerado um ser vivo? Justifique.
ME AJUDEM URGENTE!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por FelipeyIOI
2

Resposta:

Um carro não pode ser considerado um ser vivo pois não possui vários critérios seguidos por pesquisadores.

Explicação:

Para ser considerado vivo, os pesquisadores analisam alguns critérios bastante simples, tais como:

Reprodução: Os seres vivos são capazes de deixar descendentes, ou seja, são capazes de reproduzir-se. Inicialmente, acreditava-se que micro-organismos, como as bactérias, surgiam por abiogênese. Hoje, no entanto, sabe-se que até mesmo esses pequenos organismos reproduzem-se. No caso das bactérias, o principal tipo de reprodução é a divisão binária ou cissiparidade, um tipo de reprodução assexuada.

Evolução: A evolução é um processo que atua sobre todos os seres vivos, modificando-os através do tempo. Nesse ponto, é importante destacar a seleção natural, que acaba selecionando os organismos que apresentam maiores chances de sobrevivência em determinado ambiente. Os organismos mais adaptados sobrevivem por mais tempo no meio e, consequentemente, repassam suas características vantajosas aos seus descendentes.

Metabolismo: Os seres vivos apresentam metabolismo, ou seja, no interior de suas células, ocorrem reações químicas que garantem sua sobrevivência. Esse metabolismo garante, por exemplo, que os seres vivos adquiram energia para realizar atividades, como reprodução e locomoção.

Resposta a estímulo: Os seres vivos conseguem responder a estímulos, o que garante que eles interajam com o meio. Um estímulo de dor, por exemplo, pode fazer que um animal afaste-se de uma área. Outro exemplo é o estímulo luminoso, que faz as plantas crescerem em direção à luz.

Célula: Costuma-se aceitar que os seres vivos possuem células, sendo estas consideradas a unidade estrutural e funcional de um organismo. Alguns seres são formados por diversas células (multicelulares); outros, no entanto, apresentam apenas uma (unicelulares).

Material genético: Todos os seres vivos possuem DNA e/ou RNA, material responsável por controlar seu metabolismo e garantir que características sejam passadas para a próxima geração (hereditariedade).

Perguntas interessantes