Nos tempos bíblicos, poucas pessoas sabiam ler e escrever. Por isso, as culturas antigas são chamadas de culturas orais, ou culturas da oralidade (a característica de não depender de textos escritos para transmitir a cultura de uma geração para outra). Todos os conhecimentos importantes para a vida cotidiana eram ensinados oralmente e memorizados. A transmissão desses conhecimentos de uma geração para outra dava-se mediante a tradição oral, ou seja, mediante o contar histórias, recitar poemas, cantar canções e ensinar conceitos, técnicas e outros tipos de conhecimento. [...] Somente os governos e umas poucas pessoas ricas usavam a escrita como meio importante de preservar informação e de transmitir conhecimento. Assim, a grande maioria dos livros da Antiguidade foi elaborada a mando de governantes, sacerdotes e de pessoas ricas que amavam a sabedoria. ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Teologia Bíblica. Reimpressão - 2018. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. A partir da porção acima analise as afirmações abaixo e marque (V) verdadeiro, ou (F) falso. ( ) Na tradição bíblica, tanto antigo como novo testamento foram preservados de forma oral. ( ) A partir do texto acima pode-se inferir que a Bíblia tem textos escritos por influência das elites de Israel. ( ) A bíblia surge como um livro da elite para ser lida e estudada principalmente pelos pobres. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
( ) Na tradição bíblica, tanto antigo como novo testamento foram preservados de forma oral. Verdeira. O texto afirma que a escrita não era comum nos tempos antigos, por isso, as culturas foram repassando as histórias de geração para a geração, até que pudessem chegar à uma versão escrita.
( ) A partir do texto acima pode-se inferir que a Bíblia tem textos escritos por influência das elites de Israel. Verdadeira. Como apenas aqueles que tinham poder tinham acesso à escrita, eles eram responsáveis pela execução da escrita, sendo que esta era totalmente influenciada por eles.
( ) A bíblia surge como um livro da elite para ser lida e estudada principalmente pelos pobres. Falsa. A bíblia surge como um livro de elite para ser estudada apenas pelos ricos e aqueles que detinham o poder.