Um carro em MUV tem os seus espaços, conforme o gráfico abaixo, determine:
a) a posição inicial
b)Em quais os instantes que o carro passa pela origem dos espaços
c) O instante em que ocorre a mudança de sentido do movimento
d) Entre 10s e 15s o movimento é acelerado ou retardado
Soluções para a tarefa
.
.
.
.
.
✍
❄☃ ☘☀
.
☺lá, Victor, como tens passado nestes tempos de quarentena⁉ E os estudos à distância, como vão⁉ Espero que bem❗ Acompanhe a resolução abaixo. ✌
.
Ⓐ✍
.
☔ Nossa posição inicial é dada pelo instante de tempo t = 0, tendo em vista que na equação horária temos
.
.
sendo a posição do objeto no instante t [m];
sendo a posição inicial do objeto [m];
sendo a velocidade do objeto [m/s];
sendo o instante analisado [s].
.
➡
➡
.
☔ Graficamente o instante t = 0 está situado em s = -15, portanto
.
✅
.
Ⓑ✍
.
☔ A origem do sistema, graficamente, são as posições em que s = 0, ou seja, que a nossa função "cruza" com o eixo das abscissas (x). Temos portanto, dois instantes t em que o carro possui o valor de s = 0, são eles: t = 5 e t = 10.
.
✅
.
Ⓒ✍
.
☔ O sentido do movimento é positivo quando a função do movimento está crescendo e é negativo quando a função do movimento está decrescendo. Em outras palavras, quando aumentamos a variável do eixo das abscissas (neste caso, o tempo) o que acontece com a posição? Ela aumenta ou diminui?
.
- Em 0 < t < 10 temos que o sentido do movimento é crescente;
- Em 10 < t < 20 temos que o sentido do movimento é decrescente.
.
☔ Portanto o instante t em que ocorre a mudança de sentido é t = 10 s. Caso tivéssemos a função descrita no enunciado poderíamos utilizar uma ferramenta algébrica mais sofisticada para responder essa questão através da derivada desta função aonde seu valor é igual à zero.
.
✅
.
Ⓓ✍
.
☔ Analisando o comportamento da função em 10 < t < 15 temos que o nosso veículo se desloca distâncias cada vez maiores a cada segundo, ou seja, temos um movimento acelerado. Analisando em termos da derivada da função para cada ponto, temos que a inclinação da reta tangente resultante da derivada indica o quanto a função está crescendo (se for positiva) ou decrescendo (se for negativa) naqueles instantes.
.
✅
.
.
.
.
☁
☕
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
.
.
.
.