Física, perguntado por carvalhorhaylla3672, 1 ano atrás

Um carro de massa m = 1500 kg percorre, acelerado, um trecho de uma estrada. Nos trechos curvilíneos, os arcos de circunferência tem raios R = 250m. Considere g = 10 m/s2 e despreze o atrito entre a pista e o carro.

Qual é a velocidade máxima que o carro pode atingir no ponto A, sem perder o conto com a pista?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasdasilva12j
8

Olá.

Provavelmente há um erro na questão, pois não faz sentido a pergunta da questão, com atrito 0.

A questão diz para desconsiderar o atrito entre o carro e a pista, portanto de cara já podemos afirmar que o carro não poderá esta em movimento, pois qualquer velocidade, já tiraria o carro da pista, provaremos através de cálculos.

Temos que entender que em casos assim, a força de atrito do pneu e a pista é a própria força centrípeta.

Para saber a velocidade máxima, temos que pensar na situação em que o carro está na eminência de sair pela tangente, logo teremos que a Fat máxima=Fc , vejamos:

 Fat=Fc\\\\Fat= x.N\\\\Fc=\frac{m.v^{2}}{R}   \\ \\ x=0\\ \\ 0*N=\frac{m.v^{2}}{R}\\ \\ v=\sqrt{\frac{0*N*R}{m}}  =0

Note que x é o coeficiente de atrito entre o pneu e a pista, porém como a questão pede para desconsiderar, seu valor é 0.

Espero ter ajudado.


gabrielzanuncioylbkq: vc errou kkk
lucasdasilva12j: Olá Gabriel, não estou livre da possibilidade de ter errado. Porém me baseando na questão, e puramente nas informações que ela me dá, qual seria a resposta correta? Creio que caso esteja de fato errada a resposta, provavelmente falta alguma informação que não me dada. Abraço
Perguntas interessantes