Um cão de 15kg é atendido com histórico de dispneia e intolerância ao exercício. Ao exame físico, ele apresenta respiração rápida, superficial e curta, e à auscultação torácica os ruídos cardíacos estão abafados. O animal apresenta-se bastante angustiado, mantendo-se sempre em estação, com a boca aberta. Diante do quadro, considere as afirmativas seguintes. I Provavelmente este cão apresenta efusão pleural, sendo necessária uma radiografia torácica de emergência para se concluir o diagnóstico. II O tratamento emergencial deve ser a toracocentese bilateral, na altura da articulação costocondral, entre o 6º e o 8º espaço intercostal, com o auxílio de uma torneira de três vias. III A drenagem de todo conteúdo é contraindicada em caso de efusão hemorrágica, pois pode piorar a condição do animal. Está(ão) correta(s): A. I, somente. B. II e III, somente. C. III, somente. D. I e III, somente. E. I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O cão apresenta, muito provavelmente, uma efusão pleural. Para fechar o diagnóstico uma radiografia torácica pode ser requisitada, e o tratamento envolve a toracocentese, não necessariamente bilateral, se for uma efusão unilateral, então a toracocentese será unilateral (I, apenas)
Efusão pleural
Acontece quando fluidos extravasam para a cavidade pleural ao redor dos pulmões, comprimindo os pulmões, impedindo que eles sejam totalmente inflados, causando desconfortos diversos ao paciente.
A toracocentese é apenas um processo de drenagem desse fluido.
Mais sobre efusão pleural
https://brainly.com.br/tarefa/11289905
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Espanhol,
10 meses atrás