Uma comparação entre o conteúdo da canção "abrigo de vagabundo" e as considerações sobre as práticas culturais, no texto ii, confirmam que a) o verso "eu arranjei o meu dinheiro" explicita a condição de inferioridade social do sujeito-poético, à mercê da sorte. B) o sujeito-poético tem consciência das frustrações sociais que o cercam, principalmente pela dificuldade em adquirir uma moradia. C) a dinâmica da vida urbana e a desigualdade social marcam o caráter de denúncia da canção. D) o sujeito-poético conforta-se com a própria identidade social e com as próprias conquistas. E) a sensação de fragilidade decorre da falta de assistência do estado, representado pela omissão dos agentes públicos
Soluções para a tarefa
Sobre as práticas culturais observadas na letra da música "Abrigo de Vagabundo", está correta a alternativa: d) o sujeito-poético conforta-se com a própria identidade social e com as próprias conquistas.
A identidade social do trabalhador em Adoniran Barbosa
O cantor, compositor, ator cômico e radialista Adoniran Barbosa foi um dos principais artistas do país. Sua obra é vasta e representa com excelência a cultura urbana brasileira do período entre 1930 e 1970.
Na música "Abrigo de Vagabundo", Adoniran representa o pensamento do trabalhador brasileiro, uma identidade social criada a partir do duplo processo de industrialização-urbanização pelo qual passavam as grandes cidades brasileiras.
O verso "Mas quem trabalha tudo pode conseguir" é um exemplo da ideologia trabalhista da época, a partir da construção da imagem do trabalhador dedicado como exemplo de brasilidade.
Acreditamos que os textos da questão sejam os seguintes:
Abrigo de vagabundo
Eu arranjei o meu dinheiro
Trabalhando o ano inteiro
Numa cerâmica
Fabricando potes
E lá no alto da Mooca
Eu comprei um lindo lote dez de frente e dez de fundos
Construí minha maloca
Me disseram que sem planta
Não se pode construir
Mas quem trabalha tudo pode conseguir
João Saracura, que é fiscal da Prefeitura
Foi um grande amigo, arranjou tudo pra mim [...]
TEXTO II
As práticas culturais visam reconhecer uma identidade social, a exibir uma maneira própria de ser no mundo, a significar simbolicamente um estatuto e uma posição; enfim, as formas institucionalizadas e objetivadas em virtude das quais representantes – instâncias coletivas ou indivíduos singulares – marcam de modo visível e perpétuo a existência do grupo, da comunidade ou da classe.
Para saber mais sobre o trabalhismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/42263598
#SPJ4