um breve resumo sobre uma conclusão a respeito da pirâmide funcional
tanlísia:
apenas com umas 15 linhas está de bom tamanho ok
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A Pirâmide Funcional foi distribuída de acordo com a sua necessidade de ingestão dos alimentos, portanto aqueles que precisam ser consumidos em uma quantidade maior ocupam a base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo. A base da Pirâmide consiste na prática de exercícios diários e controle de peso, o que já difere das propostas anteriores que não mencionavam a prática de atividade física.
O próximo andar da Pirâmide Funcional divide-se em duas partes, a primeira engloba os cereais integrais, ricos em fibras, que promovem saciedade, diminuem a absorção do colesterol e de glicose, além de melhorar a função intestinal. Já a segunda parte consiste em óleos vegetais, como os óleos de canola, girassol, milho, o azeite de oliva, que elevam o HDL (o colesterol bom) e são fonte de gorduras insaturadas, capazes de reduzir o LDL (colesterol ruim).
No meio, encontramos as verduras, legumes e frutas, importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras.
Na próxima etapa estão as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) e as leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico), fontes de vitaminas, minerais e proteínas. As oleaginosas são ricas em selênio, exercem poder antioxidante, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e fortalecem o sistema imunológico. As leguminosas são proteínas vegetais, fontes de ferro, importante para prevenção e tratamento da anemia.
No próximo degrau estão as carnes brancas, o peixe e o frango, fontes de proteínas de alto valor biológico, ou seja, possuem em sua composição os aminoácidos essenciais, que são aqueles fornecidos pela dieta e não podem ser sintetizados pelo organismo. O ovo também divide espaço neste degrau, pois além de ser uma boa fonte protéica, possui colina, um nutriente importante para as funções neurológicas, que auxilia a memória e a intelectualidade.
Quase ao topo da Pirâmide, encontramos a sugestão de suplementação de cálcio, já que não é muito recomendado o consumo de laticínios, por sua composição rica em gordura saturada.E no topo estão os alimentos que devemos consumir eventualmente, como os doces (ricos em açúcar simples, responsável por elevar a glicemia, promover ganho de peso e obesidade), carboidratos refinados (arroz, macarrão, pão branco), que sofrem o processo de refinação, perdendo nutrientes importantes, a manteiga e a carne vermelha, ricos em gordura saturada.
A pirâmide também valoriza o vinho tinto, capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e o uso de suplementos vitamínicos, importantes para complementar algumas necessidades nutricionais.
A mudança dos hábitos alimentares e do estilo de vida é de suma importância para desfrutarmos uma melhor qualidade de vida e evitar significativamente a ocorrência de doenças crônico-degenerativas.
As maiores diferenças entre esta nova proposta de pirâmide alimentar e a pirâmide alimentar adaptada seriam:
Os cereais refinados que encontravam-se na base da pirâmide passam a estar no topo, prevalecendo a importância das fibras e outros nutrientes dos alimentos integrais;
A carne vermelha e a manteiga estão também a fazer parte do topo da pirâmide, devido à sua composição rica em gordura saturada.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás