Português, perguntado por RafaelMoreira, 1 ano atrás

Um breve resumo sobre a história do Brasil. 70 pontos!


alineonline: Sempre é bom lembrar: sem cópias da net, galera :)
vitooriacampos: que parte da história?
RafaelMoreira: Desde o tempo dos Jesuítas até os dias atuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por s2thaiscardoso
2
A descoberta do Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500 por navios comandados pelo Pedro Álvares Cabral. Eles queriam a posse de várias terras para que pudessem expandir seu comércio. Então resolveram comercializar o pau-brasil pois essa madeira extraia uma tinta vermelha boa para tingir roupas e curar ferimentos. Além do pau-brasil, outro produto que se destacava também era a cana-de-açúcar. Depois de um tempo foi adotado o sistema de capitanias hereditárias. O papel da Igreja Católica era a mais importante. A ela cabiam tarefas administrativas, a assistência social, o ensino e a catequese dos índios. Houve várias invasões estrangeiras e as que se destacaram foram as dos ingleses, franceses e holandeses. 
Respondido por lilicareginaldo94
0

Resposta:

A descoberta do Brasil, em 22 de abril de 1500, pela esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, com destino às Índias, integra o ciclo da expansão marítima portuguesa. Inicialmente denominada Terra de Vera Cruz, depois Santa Cruz e, finalmente, Brasil, a nova terra foi explorada a princípio em função da extração do pau-brasil, madeira de cor vermelha usada em tinturaria na Europa, e que deu o nome à terra.

Várias expedições exploradoras (Gonçalo Coelho, Gaspar de Lemos) e guarda-costas (Cristóvão Jacques) foram enviadas pelo rei de Portugal, a fim de explorar o litoral e combater piratas e corsários, principalmente franceses, para garantir a posse da terra

Expansão geográfica;

Durante o século 16, foram organizadas algumas entradas, expedições armadas ao interior, de caráter geralmente oficial, em busca de metais preciosos. No século seguinte, expedições particulares, conhecidas como bandeiras, partiram especialmente de São Paulo, com três objetivos: a busca de índios para escravizar; a localização de agrupamentos de negros fugidos (quilombos), para destruí-los; e a procura de metais preciosos. As bandeiras de caça ao índio (Antônio Raposo Tavares, Sebastião e Manuel Preto) atingiram as margens do rio Paraguai, onde arrasaram as “reduções” (missões) jesuíticas. Em 1695, depois de quase um século de resistência, foi destruído Palmares, o mais célebre quilombo do Brasil, por tropas comandadas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.

Perguntas interessantes