um bloco de madeira e um bloco de tijolos possuem a mesma massa (m=5kg), mas possuem tamanhos diferentes. Quando soltamos os blocos na água, verificamos que um deles afunda, enquanto o outro flutua na superfície. Como é possível que blocos com a mesma massa ajam de maneira diferente quando soltos na água e também possuam tamanhos diferentes?
Soluções para a tarefa
A densidade do tijolo e da madeira são diferentes, por isso os volumes dos blocos são diferentes e o empuxo exercido por um mesmo líquido em cada um deles também será diferente.
Segundo o Princípio de Arquimedes, quando um corpo está imerso em um fluido qualquer, ele é submetido a uma força vertical ascendente chamada de empuxo.
O empuxo exercido por um fluido em um corpo submerso pode ser calculado pela seguinte equação -
E = d. Vs. g
Onde,
d= densidade do líquido;
Vs = volume de líquido deslocado;
g = aceleração da gravidade.
No caso, o volume de líquido deslocado equivale ao volume do bloco que está submerso. Como sabemos a relação entre volume, massa e densidade se dá pela seguinte expressão-
d = m/V
Assim, como a densidade da madeira é diferente da densidade do tijolo, o volume ocupado por determinada massa de madeira será diferente do volume ocupado pelo tijolo.