Um bloco de 1o kg de massa está a uma altura de 26 me do chão Determine a energia potencial gravitacional deste bloco
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Qualquer energia potencial está associada a uma configuração do sistema estudado.
Neste caso, o sistema é constituído pelo bloco e pela Terra. Se ele estiver em repouso no chão, então trata-se de uma configuração e a esta configuração associamos uma quantidade, chamada de energia potencial gravitacional. Na circustância do repouso no chão, podemos atribuir , com sendo a energia potencial gravitacional.
Contudo, ao elevarmos o bloco até uma altura h, alteramos a configuração do sistema e não há motivos para pensar que continua sendo zero.
De fato, vamos supor que W foi o trabalho realizado para elevar o bloco em linha reta de um ponto A (onde y = 0) até outro (onde y = h).
O trabalho realizado foi então de:
em que F foi substituída pelo peso () e d é a distância vertical h.
Esta mesma quantidade de energia fica "armazenada" no sistema. Isto tanto é verdade que, ao liberarmos o bloco da altura h, ele passa a cair do repouso e a velocidade com a qual ele chega ao solo é:
.
Elevando ao quadrado a velocidade e multiplicando pela massa, podemos reescrever a velocidade acima como:
Ou seja, a energia fornecida pelo bloco é recuperada novamente. Logo, o sistema preserva a energia mecânica, que é definida como sendo a soma da energia cinética com a potencial (qualquer que seja ela).
Como no solo já afirmamos que ela é nula, então isso fornece um indicativo para definirmos a energia potencial gravitacional: o sistema adquire uma configuração tal que a energia potencial gravitacional do bloco é:
.
Logo, basta substituir os valores, considerando :