Um biólogo marinho contém em sua casa dois aquários, um de água salgada e um de água doce. O aquário de agua salgada contém 6 peixes palhaços e 8 indivíduos de cirurgião-patela. O aquário de água doce contém 25 guppys, 20 acará-bandeira e 15 indivíduos espada-de-sangue. Ele resolve retirar aleatoriamente um peixe de cada aquário para fazer uma doação. Sabendo que todos os peixes tem a mesma probabilidade de serem sorteados, qual é a probabilidade do biólogo marinho retirar um espada-de-sangue, sabendo que anteriormente um já havia sido retirado um peixe-palhaço? a. 1,5% b. 12,5% c. 75% d. 25% e. 50%
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
A probabilidade é de 25%, Letra d).
Explicação passo-a-passo:
Bom, este é o caso de uma questão de probabilidade condicional, porém a condição que temos é que já foi retirado um peixe-palhaço, mas sendo que este peixe vem do aquario de água salgado, e o peixe espada-de-sangue do de água doce, então a condição do peixe-palhaço não interfere na probabilidade do espada-de-sangue, sendo assim só temos que calcular a probabilidade de um dos áquarios, que seria a de agua doce.
Então sabendo que a probabilidade P é definidade pelo número de eventos que queremos, por todas as possibilidades. Temos que existem 15 peixe espada-de-sangue de 60 peixes de água doce ao todo, então:
P = 15/60 = 0,25 = 25%
tatyannekarlla:
muito obrigada
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás