um biólogo estudou a estabilização do processo de crescimento de uma árvore. no início desse estudo, ele mediu o comprimento da circunferência da base do tronco dessa árvore e obteve 110 cm. um mês depois, esse biólogo voltou a medir o comprimento dessa circunferência e percebeu um aumento de 6 cm em sua medida. observando essa árvore por mais tempo, ele percebeu que a cada período de um mês, o aumento no comprimento dessa circunferência era 0,7 vezes em relação ao aumento observado no mês anterior. considerando esse padrão, qual foi a medida do comprimento máximo atingido pela circunferência da base do tronco dessa árvore?
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra c 118,6
Explicação:
130,0cm
A árvore descrita tem inicialmente um comprimento da circunferência de 110cm. Sabe-se também que após um mês a árvore ganhou mais 6cm de comprimento da circunferência e nos meses seguintes ganhou 0,7 (ou 70%) do que tinha ganho no mês anterior.
O crescimento acontece mensalmente até que esse ganho de comprimento da circunferência se torne tão pequeno ao ponto de ser desprezível, e assim a árvore atinja o comprimento da circunferência máximo.
Podemos determinar, portanto, que o ganho de circunferência da árvore é uma progressão geométrica de razão 0,7 e que essa PG é uma progressão infinita, pois a árvore vai crescer mês após mês até que o crescimento se torne desprezível.
Sabendo disso, podemos afirmar que o comprimento máximo atingido pela árvore será os 110cm iniciais mais a soma de todos os termos dessa PG infinita.
O cálculo da soma de uma PG infinita é dada pela seguinte equação:
Na qual a soma (S) é igual ao primeiro termo (6cm) sobre 1 menos a razão da PG (0,7). No caso apresentado, podemos calcular dessa forma:
Logo, o comprimento máximo será igual à 110 mais a soma dos crescimentos de todos os meses:
110 + 20 = 130cm
Veja também: https://brainly.com.br/tarefa/28398565
Espero ter ajudado, bons estudos!
{2x−y=−8x+2y=1
O par ordenado (x, y) solução desse sistema é
(−8,13).
(−8,1).
(−173,103).
(−3,2).
(5,−2).