Um balão está preso por dois cabos de aço esticados e presos nos pontos A e B que distanciam 1065 m entre si, conforme mostra a figura. Os ângulos DÂB e BDH medem respectivamente, 22°30` e 45°.
Determine:
a) A altura que o balão se encontra do chão:
b) O comprimento do cabo BD:
Soluções para a tarefa
O balão está preso por dois cabos, representados pelos segmentos de reta AD e BD. A altura do balão em relação ao solo está representada pelo segmento HD, por este ser perpendicular ao solo.
Há várias informações desnecessárias na imagem. Só precisamos saber do ângulo 45° e da medida 750m entre o cabo BD e o segmento que representa a altura.
a) Para calcular a altura, devemos enxergar um triângulo retângulo formado pelos pontos B, D e H. Temos o ângulo D de 45° → sabendo o valor de sua tangente, podemos achar a altura a qual o balão se encontra:
Tangente = cateto oposto (C.O) / cateto adjacente (C.A)
Neste triângulo, o C.O é a medida 750m entre B e H. Já o C.A é a altura que desejamos encontrar. Sabendo que a tangente de 45° = 1 (isso você precisa saber de cabeça), podemos estabelecer uma relação:
Tg45° = C.O/C.A
1 = 750/x
x = 750m → a altura que o balão se encontra do solo é 750m.
Uma forma de resolver este item mais rapidamente era perceber que, se temos um ângulo reto e outro de 45°, o terceiro ângulo também teria 45° (levando em conta que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180°). Desse modo, temos um triângulo isósceles, e a medida dos dois catetos é a mesma.
b) Para achar a medida do cabo BD, podemos usar tanto o seno de 45° quanto seu cosseno, uma vez que ambos têm o mesmo valor (√2/2), assim como os catetos.
Sen = C.O/hip
Cos = C.A/hip
Sen45° = Cos45° = 750/y
Dessa forma, o comprimento do cabo BD é 750√2m.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18608344