Matemática, perguntado por Jooice1, 1 ano atrás

um aviao levanta voo para ir da cidade A á cidade B situada a 500Km de Distância. despois de voar 250 Km em linha Reta, o Piloto descobre que a rota esta errada e para corrigi-la, ela altera a direção de voo em 90° se a rota nao tivesse sido corrigida, a que distância ele estaria de B após ter voado os 500 KM previstos?
PFV!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por AnninhaAlmeida1
3
Como ele já estava a 250Km, ou seja, metade da distância que deveria percorrer e então corrigiu a distância em 90° para B, após ter voando os 500km previstos ele ficaria ainda a 500 Km do ponto B, pois ele estaria formando uim triangulo isosceles (trê lados iguais) com os lados AB, AC e BC, onde C seria o ponto errado da rota. 
500km 




| - - - - - - - - -- - B 


A´ 

De A para A´ ele andou 500km, portanto a distância até B permanece a mesma!
Respondido por marcosbento
3
a rota feita errado parece um triagulo retangulo. Ab seria a hipotenusa e ac o outro cateto.  Se tomarmo A como Ф então ac o cateto adjacente e ao fazer a conversão em 90 graus o cateo oposto. A²=B²+C²  500²=250²+C²
Se a rota não fosse corrigida ele teria descrito uma trajetoria de 500 km ao longo de cateto adjacente, ou seja mais 250 km. Encontrando C² na primeira proposta, e usando os 250 km ultrpassado teremos dois catetos e a hipotenusa é a distancia se a rota não tivesse sido corrigida. Par maior compreensão faça o desenho. 
Perguntas interessantes