Um avião está sobrevoando o oceano com uma velocidade constante de 850,00 km/h a uma altitude de 9200,0 m. De repente o avião sofre uma pane, seus motores desligam e ele começa a cair. O piloto avista uma ilha à sua frente e tenta pousar o avião. Supondo que não haja resistência alguma do ar, qual deve ser a distância horizontal (em km) exata da ilha para que o avião chegue a ela ao atingir o nível do mar?Um avião está sobrevoando o oceano com uma velocidade constante de 850,00 km/h a uma altitude de 9200,0 m. De repente o avião sofre uma pane, seus motores desligam e ele começa a cair. O piloto avista uma ilha à sua frente e tenta pousar o avião. Supondo que não haja resistência alguma do ar, qual deve ser a distância horizontal (em km) exata da ilha para que o avião chegue a ela ao atingir o nível do mar?
Soluções para a tarefa
Considerando as informações presentes no enunciado da questão e os conhecimentos referentes a cinemática, é possível afirmar que a distância horizontal para que o avião chegue até a ilha é de 10,23km.
Sobre cinemática:
Inicialmente o avião está sujeito apenas a ação da gravidade e não possui velocidade na componente vertical, portanto, podemos calcular o tempo que ele leverá até chegar ao nível do mar considerando uma queda livre, logo:
Assim, sabendo o tempo de queda podemos calcular a distância percorrida na horizontal. No entanto, precisaremos converser a velocidade de 850 km/h para m/s a fim de utilizar as unidades corretas:
Portanto:
Deste modo, 10230 m ou então 10,23 km é a distância a ser percorrida pelo avião.
Saiba mais sobre cinemática em https://brainly.com.br/tarefa/20622434
#SPJ1