Um automóvel de 1200 kg encontra-se estacionado em uma rua inclinada. Além do atrito gerado pelo freio de mão, grandes pedras escoram os pneus para garantir que o veículo não se mova. Considerando que o desnível que o carro se encontra em relação ao chão é de 20m, que velocidade máxima em km/h ele poderia adquirir (levando em conta somente a conversão de energia potencial gravitacional em energia cinética) caso todo o sistema de freio seja removido do sistema? (1 m/s = 3,6 km/h e g=10 m/s²) *
a) 10
b) 20
c) 36
d) 72
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. d 72
2. a 10
Explicação:
acabei de fazer.
O carro chegará com 72 km/h de velocidade. Letra d).
Anexei a figura da questão no final desta resolução, para facilitar o entendimento.
Podemos ver que, sem as pedras, o carro vai começar a descer a ladeira, até que atinge o nível do solo (h = 0m). Como vamos trabalhar apenas com as transformações de energia, é importante lembrar que no chão a energia potencial gravitacional é nula. Deste modo, quando o carro chegar no fim da ladeira, ele terá transformado toda a sua energia potencial gravitacional do início em energia cinética do seu movimento.
Sendo assim, podemos igualar as energia, a partir do Princípio da Conservação de Energia:
Conhecendo a energia gravitacional potencial como
E a cinética como
, teremos:
Muito importante, a questão pede a velocidade final em km/h, portanto vamos transformar ela aplicando uma regra de três simples:
1 m/s --------- 3,6 km/h
20 m/s ------ x (km/h)
x = 20*3,6 = 72 km/h
Você pode aprender mais sobre Energia Mecânica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18172912