Um atleta de futebol de campo relatou dores na lateral do joelho, a 2 ou 3 cm acima da linha articular durante uma partida de futebol. Este atleta relatou que as dores pioravam progressivamente durante a partida, sendo que, depois do jogo, a dor desaparecia. Após algumas semanas, tendo o atleta continuado com a prática esportiva, a dor passou a irradiar para a região acima e abaixo do joelho.
STIES, S. W.; ORTOLAN, X. R. Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros. Maringá: Unicesumar, 2019.
Quanto à lesão musculoesquelética de membros inferiores apresentada anteriormente, podemos classificá-la como:
Alternativas
Alternativa 1:
Síndrome Femoropatelar, comum em indivíduos que apresentam encurtamento do quadríceps, realizam movimentos incorretos na corrida e utilizam calçados inadequados.
Alternativa 2:
Síndrome do Trato Iliotibial, comum em indivíduos que praticam esportes que percorrem longas distâncias, com fricção da banda iliotibial no côndilo lateral do fêmur.
Alternativa 3:
Lesão de Ligamento Cruzado Anterior, comum em esportes que exigem diversas mudanças de direção e impacto, com movimentações abruptas e, geralmente, com rotação do joelho.
Alternativa 4:
Fascite Plantar, uma lesão comum quando há o encurtamento dos músculos do tríceps sural, impacto na região calcânea, utilização de calçados impróprios para a prática esportiva e treinamento incorreto.
Alternativa 5:
Pubalgia, comum em praticantes de modalidades esportivas com chutes e movimentos rápidos, principalmente laterais e com sobrecarga de exercícios. Pode causar inflamação óssea, nas cartilagens, nos ligamentos e tendões da sínfise púbica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
76
Resposta:
Alternativa II
Explicação:
Página 161
CICARELLO1967:
Boa...concordo
Respondido por
31
Quanto às lesões, a alternativa 2 está correta.
A partir do enunciado, temos os seguintes dados do paciente:
- atleta de futebol de campo;
- dores na lateral do joelho, a 2 ou 3 cm acima da linha articular;
- durante uma partida de futebol;
- dores pioravam progressivamente durante a partida;
- dor desaparecia após o jogo;
- após algumas semanas, continuando com a prática esportiva, a dor passou a irradiar para a região acima e abaixo do joelho.
- Quanto à lesão musculoesquelética de membros inferiores apresentada anteriormente, podemos classificá-la como uma Síndrome do Trato Iliotibial, a partir da análise da história clínica do paciente, da evolução do quadro clínico e da localização anatômica da dor. Ambas se encaixam do diagnóstico dessa lesão.
- A Síndrome do Trato Iliotibial pode ocorrer em atletas, sobretudo aqueles que percorrem grandes distâncias. Isso causa fricção da banda iliotibial no côndilo lateral do fêmur e causa o quadro clínico apresentado pelo paciente. Portanto, a alternativa 2 está correta.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18633246.
Anexos:
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Psicologia,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás