Ötzi, o homem do gelo, morto devido a uma flechada 5,3 mil anos atrás, já foi esquadrinhado dos pés à cabeça desde que foi descoberto por um casal de montanhistas alemães nos Alpes italianos, perto da fronteira da Áustria. (...) o seu genoma completo foi apresentado em fevereiro de 2012. Agora, usando os recursos nano tecnológicos de um microscópio atômico, cientistas conseguiram isolar o sangue da múmia. A amostra tem as hemácias mais antigas do mundo de que se têm notícia. Além da constatação de que Ötzi morreu apenas 30 minutos depois da flechada no ombro, a nova técnica poderá ajudar os médicos forenses a pesquisar crimes contemporâneos... Os cientistas forenses encontram dificuldades em dizer se o sangue da cena de um crime tem dias ou meses de idade, mas, estudando a elasticidade de cinco mil anos de sangue, esperam ser capazes de fazer uma contribuição reaI para a compreensão do envelhecimento sanguíneo.
(Revista Aventuras na História. Junho de 2012. p. 8.)
Elucidar os mistérios do cotidiano pré-histórico é uma das funções das pesquisas arqueológicas atuais. A descoberta do passado não é fácil e passa por processos complexos e, às vezes, demorados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, apenas.
I. Utilizando processos como a coleta e a escavação, a arqueologia estuda os costumes e as culturas dos povos antigos por meio de artefatos, monumentos etc.
Explicação:
Desvendar a vida em toda sua dimensão na Pré-História é tarefa complicada e, muitas vezes, demorada. Através de escavações dos arqueólogos e a descoberta de inúmeros vestígios de povos da Pré-História os cientistas se utilizam dos recursos da nanotecnologia para melhor compreensão deste contexto. Somente a assertiva [I] está correta. Todo material e informação coletados devem ser analisados não de forma isolada, mas considerando o contexto histórico, tempo e espaço. Os cientistas para compreender a vida de nossos antepassados necessitam de muitos recursos e não somente a observação.
I. Utilizando processos como a coleta e a escavação, a arqueologia estuda os costumes e as culturas dos povos antigos por meio de artefatos, monumentos etc.