Filosofia, perguntado por thatscsgo, 1 ano atrás

[...] um animal que é ao mesmo tempo: corpo, alma, espírito; razão e emoção; físico e metafísico; singular e coletivo; objetividade e subjetividade; consciência e inconsciência. Enfim, um animal que é biopsicossocial e que cria, a partir da linguagem, um mundo simbólico, um mundo repleto de significados e signos, onde muitas vezes o fato acaba tendo menor importância do que o sentido e a interpretação dado a ele. (MARQUES, 2017, O que é o homem?
Com base no texto e nos conhecimentos adquiridos/produzidos em nossas aulas sobre antropologia filosófica e teorias antropológicas assinalise a alternativa incorreta.
a) A antropologia em um contexto geral, entendendo que somos animais, busca ampliar os horizontes acerca dos pontos que nos distingue das demais espécies, isto é, busca compreender o que faz com que sejamos classificamos como seres humanos.

b) É possível afirmar que foram os simbolos que transformaram nossos ancestrais antropóides em homens. Contudo, esta afirmativa não se estabelece como uma regra geral, uma vez que os demais animais também possuem a capacidade de observar e inventar. Os chipanzés, por exemplo, têm a mesma capacidade de observação e invenção de uma criança no primeiro ano de vida.

c) A antropologia é, no geral a ciência que tem por objeto de estudo o homem, e a humanidade de maneira totalizante, ou seja abrangendo todas as suas dimenções.

d) A preocupação em compreender o homem, sua origem e seus problemas é latente desde a mitologia. A antropologia enquanto ciência surge somente no século XIX com o florescimento das ciências humanas.

e) É possivel afirmar que a antropologia enquanto ciência só se efetiva a partir do final do século XIX quando surge a chamada antropologia científica, a etnologia, a etologia.

Soluções para a tarefa

Respondido por mendigaozinho2017
1

Resposta:

D

Explicação:

Desde os primórdios da Humanidade o ser procura entender sobre o homem, através da ciência, filosofia, sociologia, mitologia entre outras. A grande diferença entres esses estudo é o que cada um buscava. Temos na mitologia uma explicação de como o ser surgiu e o porque estava ali, os Deuses. Na filosofia com os pré-socráticos, houve a busca pela arché o princípio de tudo. Já na Antropologia surgida no século XIX busca compreender o surgimento e principalmente a essência do homem.

Perguntas interessantes